Logo vectoriel de Codiogo Florestal

Regulações e diretrizes para a preservação e uso sustentável das florestas no Brasil.

Floresta tropical exuberante, repleta de plantas verdes e vibrantes

Folha de São Paulo mente sobre desmatamento na Amazônia

Caros, o Ministério do Meio Ambiente acaba de anunciar em entrevista coletiva que o desmatamento de florestas na Amazônia em 2010 foi menor do que 2009. O Ministério apresentou números do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O portal G1 deu a seguinte manchete: Desmatamento da Amazônia caiu 38% em agosto, indica Inpe; a Agência Brasil deu a seguinte manchete: Desmatamento na Amazônia é o menor para agosto desde o início da série histórica, a Agência Estado deu a seguinte manchete: Desmatamento na Amazônia é o menor para agosto desde o início da série histórica.

Mas a Folha de São Paulo, em matéria do ambientalista que escreve em jornal (porque jornalista é outra coisa), Claudio Angelo, deu a seguinte manchete: Desmatamento na Amazônia sobe para 7.000 km2

É mentira. A informação é falsa. O desmatamento em 2009 foi de 7.464 km2 e caiu para 7.000 km2 em 2010, o menor número desde 1988. Claudio Ângelo está mentido. A Folha de São Paulo está mentido.

Mande esse post ao Ombudsman da Folha de São Paulo, Suzana Singer. Passa da hora de se darmos um basta na cobertura vendida dos temas ambientais nos grandes jornais. Diga não às mentiras da Folha de São Paulo sobre meio ambiente. A imprensa não pode abrir mão da imparcialidade para manipular a opinião pública em nome de qualquer interesse.